- Rodrigo Bondioli
- Posts
- Como saber seu nível no UI Design? A resposta está aqui!
Como saber seu nível no UI Design? A resposta está aqui!
Edição #06
Outro dia, um aluno do Design Singular me fez uma pergunta interessante que todo designer já se fez em algum momento: "Como saber meu nível no UI Design?"
O mercado pede diferentes níveis de experiência, mas afinal, você sabe qual o seu? Você sabe onde está?
Na minha época de agência, isso era medido de três formas: seu tempo de experiência, a qualidade do seu trabalho e como você conduzia os projetos.
Mas, e quando você está trabalhando freelancer, sozinho? Como saber?
Foi pensando nisso que organizei seis níveis de habilidades pra te ajudar a se encontrar nesse rolê.
Nível 01 ★
Você ainda está perdido e seu site parece um carnaval de tanto cor, fontes e diversos elementos disputando atenção entre si, sem conseguir transmitir uma mensagem coerente. Visualmente é desagradável e o resultado disso é uma usabilidade ruim, deixando os usuários mega confusos.
As fontes escolhidas não fazem sentido algum; é um zoológico tipográfico! Diferentes fontes se chocam e competem, criando um ruído chocante aos olhos humanos. Já a paleta de cores, lembra aqueles caleidoscópios alucinógenos, que chegam até a dar um barato de ficar olhando, kkk.
E para fechar com chave de ouro, inconsistência absurda em ícones, espaçamentos e alinhamentos.
Aqui existe um potencial designer, mas que ainda precisa ser muito lapidado; ainda falta aquela sutileza e refinamento no projeto como um todo.
Nível 02 ★★
Imagine um jardim selvagem. O nível 02 seria como podar esse jardim, cortando os excessos, reduzindo o número de fontes e das cores, o que já consegue uma melhor estética. A consistência começa a dar as caras, acrescentando um pequeno toque de charme na parada toda.
Mas ainda existem problemas básicos de espaçamento, elementos desnecessários e que ainda precisam melhorar bastante na usabilidade.
Nível 03 ★★★
Aqui os designers começam a priorizar a clareza e as necessidades do usuário e iniciam uma busca pela simplicidade. As cores já dançam em harmonia e são escolhidas com um propósito de evocar emoções nos seus usuários.
Os ícones já marcham em uníssono e os alinhamentos e o espaçamento já estão em um nível ótimo. Designers nesse nível já demonstram uma compreensão mais profunda dos princípios de UI, mas ainda falta aquele refinamento final.
Nível 04 ★★★★
O ápice da elegância e sofisticação. Aqui, os designers transcendem a mera funcionalidade, criando experiências que cativam o usuário, abraçando o minimalismo. Menos se torna mais à medida que eliminam o excesso, focando na clareza e no propósito para criar uma tela que é tão elegante quanto funcional.
As fontes já são uma sinfonia tipográfica, onde uma única fonte reina, cadenciando e guiando os usuários com total precisão.
O design se desdobra com uma narrativa bem elaborada, cada elemento flui perfeitamente para o próximo, criando uma jornada que parece tudo mais fácil e intuitivo. A atenção aos detalhes já aparece e eleva ainda mais a experiência do usuário. Designers nesse nível são virtuosos, criando experiências já encantadoras e marcantes.
Nível 05 ★★★★★
O ápice da maestria acontece, onde designers transcendem os limites convencionais e redefinem o que é possível. Aqui, a mágica começa a acontecer.
A atenção aos detalhes aqui já é obsessiva; cada pixel importa, cada interação é pensada, criando uma experiência ao usuário verdadeiramente mágica. Os layouts são tão bem pensados e elaborados que antecipam as necessidades e desejos dos usuários.
Designers desse nível já não são somente UI Designers, são visionários moldando o futuro do design de interfaces.
Nível 06 ★★★★★★
Aqui, redefinimos o status quo. Já avançamos para um nível quase invisível, criando experiências que transcendem as limitações do mundo físico, explorando o reino da imaginação.
Em cada layout criado, vem junto uma história, uma narrativa que inspira e deixa os usuários fascinados por aquilo.
Dominar o design de interface do usuário não significa apenas criar interfaces bonitas — significa criar experiências que ressoem, inspirem e deixem uma impressão duradoura.
E aí? Depois de ver todos esses níveis, bate aquela reflexão né? Me conta nos comentários com qual nível você se identificou!
Seja sincero com você mesmo - não tem problema nenhum estar em qualquer um deles. O mais importante é saber onde você está pra poder traçar seu caminho de evolução.